Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 11 de setembro de 2010

Mesmices, eu odeio mesmices.

Ao acordar cedo para trabalhar na quarta-feira após o feriado, reparei no rosto de cada de ser humano que tinha um tédio, um "espírito" da mesmice enterrado em cada um deles. Bom, até aqui, acredito que não consegui transmitir a minha idéia em relação ao título do post. Caros amigos, vocês repararam que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o trabalho, com os consumos e que o sorriso no rosto de cada cidadão ao caminhar na rua, é uma coisa rara de se ver? Bom, é claro que o sistema econômico com o passar dos anos, vai levando a sociedade cada vez mais para o lado do consumo, ou seja, a se preocupar mais com os bens materiais e deixando de lado a sua saúde mental, para ter um equilíbrio e conseguir durante a sua sobrevivência.

Com um enorme avanço tecnológico, o homem não consegue ter aquele contato "físico", a relação homem x sociedade digamos que ficou muito, eu não gosto de usar essa expressão, mas tudo bem, digamos que ficou muito mecânica. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra o avanço tecnológico, até porque, é uma prova viva de que esta ocorrendo a evolução do ser humano junto aos novos meios de produção em que são disponibilizados. Será que podemos considerar que isso é um processo de alienação? Acredito que sim, mas não gostaria de ir para este caminho da analise porque eu vou acabar desviando sobre o que é para ser discutido no post de hoje.

A sociedade em que vivemos hoje (é claro que existem as suas exceções) é uma sociedade que não esta sabendo criar, não esta sabendo, ou melhor, não quero pensar para melhorar a sua qualidade de vida e não esta dando valor as coisas simples da vida. Infelizmente, no mundo de hoje, tudo é o negócio, as maiorias das pessoas hoje não querem pensar e estão comprando os pensamentos alheios, digamos que só querem problematizar e não querem solucionar. Podemos citar vários exemplos da falta de criatividade das pessoas em relação à vida pessoal, vamos começar? Abaixo eu citarei esses pequenos exemplos, vamos lá:

O ano novo: Vocês já repararam que é sempre a mesma coisa? O mesmo lugar de comemoração, os mesmos pedidos, as mesmas roupas, as mesmas promessas, enfim, já esta virando demagogia. Claro que eu adoro comemorações, só que o planejamento, o destino quem faz somos nós. Eu conheço pessoas que só pedem emprego, saúde e paz só no momento em que os foguetes estão no céu, rs. Ninguém é capaz de fazer o próprio destino hoje não é mesmo?

O dia das mães: Feliz dia das mães, mamãe querida! O que é engraçado, é que até o cara que não tem mãe só falta comprar uma na rua para presentear. Hoje em dia, as pessoas não agradam a mãe o ano inteiro e quando se aproxima a data, vão logo para os grandes shoppings e se bobear faz até empréstimo para presentear a coroa, quando na verdade a idéia não é essa. Enfim, todo ano é a mesma coisa.

O dia dos pais: É a mesma coisa, só muda os personagens. A falta de criatividade é a mesma, então não vou repetir.

Natal: Ah! É uma das datas que eu fico rindo por vários motivos. A pessoa te seca o ano todo, fala mal de você, esta a fim de pegar a sua namorada ou o seu namorado e te liga, manda um recado virtual lhe desejando mil felicidades e dizendo assim: “Deus abençoe você e a sua família." É claro que existem amigos de verdade, mas parar para pensar a hipocrisia e a falsidade existe e muito.

Dia dos namorados: É claro que é bom comemorar ao lado da pessoa que gostamos isso é óbvio! Só que também esta caindo na mesmice, é sempre o mesmo discurso, os presentes às vezes são os mesmos, os locais de comemoração, as mesmas palavras. Acabou virando uma data comum e não para reflexão entre os casais.

Política: Eu gosto, não vou negar. Só que não preciso comentar sobre isso, é sempre a mesma coisa, as mesmas e grandiosas promessas que nunca são cumpridas.

Bom, são muitos acontecimentos, muitas datas que estão tirando o ser humano do sério, é impossível colocar aqui. O mais importante é a mensagem que eu desejo transmitir e não os exemplos porque cada um pode ver no dia a dia. A rotina acaba com o ser humano, não só na sua vida pessoal como também na profissional. A falta de criatividade, a mesmice, a acomodação pode levar o ser humano a desgraça. Não é preciso ser um gênio para criar, o importante é tomar atitude e ter a imaginação para a melhoria das nossas vidas. Mudança sempre!

“A mesmice é própria dos cemitérios. Quem está vivo pode recomeçar sempre, e isso para melhor". 
- Antônio Francisco.

- Thunai Melo.
Setembro/2010.