Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conceito de felicidade.

Felicidade, alguém pode me apresentar alguma definição? Tenho 26 anos de idade e até agora nenhum ser humano foi capaz de me apresentar algo definido sobre a palavra. Seria a felicidade uma questão de interpretação ou algo momentâneo em nossas vidas? O que significar estar feliz? Será que é possível transmitir a felicidade sem ao menos conhecê-la? Será que ela existe? Enfim, vou expor o meu pensamento sobre o tema.

Com toda experiência adquirida ao longo dos meus 26 e quase 27 anos de vida, que na verdade não é porra nenhuma, cheguei a uma conclusão de que a felicidade ela é algo que não tem definição, ou seja, defina a felicidade da forma que você quiser. Não existe na verdade um caminho exato para alcançar a felicidade, a felicidade depende do momento em que estamos vivendo, ou melhor, não existem regras.

Os mais experientes, andam por aí dizendo que o caminho para a felicidade é fazer o bem, fazer as coisas certas, porque a vida é feita de escolhas. Aí eu paro, penso e na oportunidade eu sempre digo: Porra, caralho, isso é o básico, esse caminho na verdade é o que temos que seguir como seres humanos, que é totalmente diferente da tal felicidade, ou seja, não podemos confundir princípios humanos com a felicidade. A felicidade não é uma "fórmula matemática", ou seja, repito que não é uma coisa exata.

A felicidade, continuando a minha pequena e humilde definição, dependem do que o próprio ser humano se satisfaz, das coisas que ele carece em determinado momento de sua vida, seja lá o que for. A primeira coisa em que o ser humano tem que colocar na cabeça é que o caminho para alcançar a felicidade e entender a mesma, é diferente para todos, o que pode ser bom para mim, pode ser ruim para você, ou vice e versa. É claro, que toda ação tem uma conseqüência e é preciso ter consciência para as escolhas que são feitas, porque infelizmente esse mundo é hipócrita e não é capaz de "absorver" as idéias de cada um e os conceitos que cada ser tem em relação a felicidade e a sociedade.

Para terminar, sejamos felizes. Independente de como for, o que importa é viver! Pense, exponha a sua felicidade e a maneira de como você quer viver a vida, é claro que respeitando de uma forma bem democrática o ponto de vista de cada ser! Lembrando mais uma vez que a felicidade não tem definição e essa definição quem dá é você. Portanto, viva o hoje, viva o momento e seja feliz!

“Não existe o caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho".
- Mahatma Gandhi.

- Thunai Melo.
Agosto/2010.

11 comentários:

  1. A felicidade esta nas pequenas coisas que não vemos, pare, respire profundamente, olha o verde das arvores, sinta o perfume de uma flor, aprecie e se delicie com esse mundo maravilhoso que Deus deu de presente para cada um, isso sim é felicidade, olhar as pequenas coisas que geralmente não vemos e que nos foi dado de presente.

    ResponderExcluir
  2. É verdade tudo isso!!..Acredito que a todo instante podemos estar feliz..Tudo depende do momento....Estou feliz agora por ter conhecido você..Um beijão.

    ResponderExcluir
  3. Estava pensando sobre isso ontem, o meu trabalho me proporciona esses "insights", devido à falta do que fazer por lá rsrs ontem um desses pensamentos foi sobre felicidade. Não sei bem o que é felicidade. A certeza que tenho, é que esses deleites momentâneos e muitas das vezes fúteis, não passam nem perto do que eu acho que pode ser felicidade. Felicidade é algo que deva ser perpétuo, não algo passageiro que logo depois faça você mergulhar em um grande vazio desconhecido. Por isso, às vezes parece ser bastante utópica a aquisição deste sentimento. Todas as vezes que você estiver muito feliz e este sentimento não se confirmar posteriormente, pode ter certeza que pode ser tudo, menos Felicidade

    ResponderExcluir
  4. Felicidade, pra mim, é ter todas as contas pagas no fim do mes, e, antes de qualquer coisa, ver minha filha bem e com saúde... O resto é consequência! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Já dizia Chico Buarque: "E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz..."

    beijoca Isis Bruny

    ResponderExcluir
  6. "Todas as vezes que você estiver muito feliz e este sentimento não se confirmar posteriormente, pode ter certeza que pode ser tudo, menos Felicidade "

    Já passei por isso inúmeras vezes, achar que estou sendo feliz, mas na realidade estou entrando num buraco mais fundo que já estava. E isso não é nem um pouco agradável, porque logo depois pode vir o arrependimento.
    Por outro lado, não me sinto nem um pouco humilde em dizer que ainda não encontrei a felicidade, pois quando vejo ao meu lado pessoas que realmente tem motivos para serem infelizes, vejo que reclamo de barriga cheia.
    Tenho as ferramentas para construir minha felicidade e tenho também os materiais, o que me falta é disciplina e sabedoria.
    Acredito que eu não seja a única que pensa assim.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, eu concordo extremamente com a Larissa!

    ResponderExcluir
  8. Texto muito bacana! cheio de conteúdo e ao mesmo tempo engraçado! seus 26 ou 27 anos é alguma coisa sim!! pode apostar! em relação a felicidade realmente ele existe e está dentro de nós, mas achar o caminho para ela e uma jornada tortuosa que muitos de nós não conseguimos encontrar e buscamos muitas vezes com uma bússola defeituosa que aponta sempre para o norte errado...parabéns pelo blog que tá muito bacana! e quando quiser uma parceria é só me avisar...estamos aí!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto, gostei muito.Quando li, imaginei vc falando... muito sua cara... rs
    Com certeza a felicidade não tem uma formula exata, o ponto principal é viver.... e viver!!
    Beijinhus ;*

    ResponderExcluir
  10. Creio que a felicidade é um estado de consciência individual, no qual nós mesmos descobrimos o que nos torna melhores em nossa vida intrapessoal (nós com nós mesmos) e investimos nisso. O Sistema fabrica pensamentos, sentimentos, conhecimentos, objetivos, desejos e tantas outras coisas para quem não sabe usar o cérebro, já criaram os principais conceitos, até mesmo o de felicidade. Prefiro usar o termo plenitude que é uma coisa mais compreensível e possível de obter, a plenitude é entendida por mim como a estrutura emocional que proporciona amor próprio, alegria, tranqüilidade, estabilidade e outros bons sentimentos para consigo mesmo.
    A escala de Maslow revela as necessidades humanas e as estuda, é interessante procurar sobre esse tema, pois está ligado a essa questão de plenitude.

    A felicidade eu tenho como um sentimento efêmero que ocorre em momentos especiais, sejam esses solitários ou em sociedade, pode ser fruto direto da obtenção da plenitude, sendo essa capaz de possibilitar mais momentos felizes no decorrer da vida. Não imagino que exista uma pessoa madura e sensata capaz de ser continuamente feliz se esta for consciente dos problemas humanos e ecológicos.

    Eu encontrei minha plenitude em 2008, estou ótimo internamente, só me falta melhorias na vida material que me façam viver o estilo de vida que projetei para mim há tempos, com isso terei muito mais momentos felizes com certeza. Demorei tempo para descobrir certas coisas, mas foi melhor assim, estou melhor agora do que em qualquer época.

    ResponderExcluir
  11. Grande Thuna!

    Mano, pra mim a felicidade é um simples estado de espírito. Ninguém é feliz constantemente, isso pra mim é praticamente impossivel. Você tem momentos felizes da sua vida, pode passar uns dias felizes e etc, mas essa felicidade plena de contos de fada que todos procuram é simplesmente inexistente.

    Continua com trampo aqui que ta maneiro kra! abs.

    ResponderExcluir