Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Diga algo, provoque !

Sexta - feira, mais um dia, minha criatividade hoje esta meio que falida. Sabe aquele dia bem merda que ninguém consegue criar nada? E quando cria algo é por dinheiro e por simples interesse? Pois é, estou assim hoje. De repente, em um momento de descanso de uma das minhas atividades, tirei um sono e deitado fiquei viajando pra caralho, acho que um dos alucinógenos que eu tomava no passado ainda fazem efeito.

Mesmo quando você acordar sem ter o que dizer para o mundo, diga algo, diga qualquer coisa, nem que seja para criar polêmica, provoque o mundo, bote lenha na fogueira. Este mundo que é tão hipócrita, que oprime os seres humanos a cada dia e a cada minuto em todos os sentidos, acaba nos desestimulando para qualquer tipo de pensamento e para as outras coisas da vida, sempre deixa uma "brecha" para tentarmos a nossa libertação, digamos que a nossa principal arma seria a palavra, ou melhor, a liberdade de expressão.

A libertação de todos os problemas da sociedade se encontra por meio das palavras, se encontra nos versos dos grandes poetas, nos discursos dos movimentos sociais e nas composições dos grandes cantores. Arrisco-me a dizer que o ser humano mais triste é aquele que não tem o direito de se expressar, ou seja, aquele que não tem o direito de dizer o que pensa. O ser humano que não consegue expor os seus sentimentos vive em sua eterna prisão, ele se torna o ser vivo que mais sofre e vive atormentado em si.

É importante dizer o que sente, é importante provocar, é importante brincar com as palavras e fazer com o que o mundo perceba que estamos vivos e ainda podemos produzir algo, independente do que esse "algo" tenha a oferecer. Como eu tentei dizer antes, a pior maneira de castigar um povo, é tirando o direito de dizer algo. A perda da identidade de um povo começa neste caminho, no caminho da anulação dos seus pensamentos. Grandes revoluções, grandes transformações culturais começaram pela liberdade de expressão, isso é fato.

Então não podemos ter medo, não temos nada a perder, vamos falar, vamos nos comunicar e dizer o que sentimos, vamos expor nossas idéias é disso que o mundo precisa. O mundo não pode movimentar-se apenas em relação ao dinheiro e sim por idéias. Não podemos nos achar inferiores! Independente do lugar onde esteja independente da etnia e do povo que você pertencer, se tiver alguma insatisfação ou quer apenas mostrar algo ao mundo e acrescentar algo, é simples, levante a sua mão e diga, provoque!

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las".
- Voltaire. 
- Thunai Melo.
Setembro/2010.

8 comentários:

  1. Voltaire, simples e concreto. Como a nossa realidade.

    Dizer algo e provocar alguém instiga a nossa sobrevivência nesse mundo de pessoas com pensamentos iguais.

    "É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem." Voltaire também era sincero!

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz isso hoje... Provoquei... Mas, no meu caso, foi discórdia mesmo! rsrsrs... As vezes o silêncio fala muito alto... #ParaPensar... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que foi escrito aqui.
    Dizer o que esta guardado em você é a melhor forma de expressão possivel. Guardar isso é pior ainda. Depende do que tem que ser dito tambem.
    Não concordo que seja dito algo por simples discórdia. Mas isso acontece,normal do ser humano. rs
    A pessoa só não pode passar despercebida,
    em meio a tanto caos.
    Ficar em silêncio em algumas situações é bom mais não em todas.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post Thunai! Parabéns!
    Gosto dessa frase de Kant: "O indignado é estéticamente sublime em oposição ao desencorajado." Neste mundo, quem é inconformado, ou seja, está fora dos moldes, dos padrões imposto pelo mundo (que visa a ótica de consumo que conhecemos bem) são aqueles que pensam. Estes inconformados não querem somente a liberdade de expressão que as pessoas tanto defende (que na verdade é falsa) como um senso comum hoje, mas vai além, com a consciência de que hoje já não se tem mais liberdade de pensamento... Como virar este jogo?
    Somente um louco para ir contra o sistema! Pois então eu sou um neurótico! Não quero viver num mundo em que minha identidade é confundida com o coletivo cujo real sentido de tudo isso é nos fazermos de mercadoria.
    Use a palavra, crie. Fique incômodo com o senso comum. Por quê não?

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o que nos move são os obstáculos e as "provocações". Talvez esse mundinho de conformados seria bem melhor!

    Grande beijos, seus textos estão 10!

    ResponderExcluir
  7. Adorando os textos... sem dúvidas temos que deixar a acomodação de lado e o conformismo tbm!! Temos que dizer o que pensamos e sentimos... msm que seja algo que provoque ou polemize... rs
    Como sempre digo: Me arrepender só do que não fiz...rs
    Bejinhus Thuna :P

    ResponderExcluir
  8. Esse texto é ótimo, não sei se classifico esse texto como crônica ou ensaio filosófico, nem sei como classificá-lo, mas o mais importante nele é a mensagem marcante e densa que é altamente reflexiva sobre essa questão da liberdade de expressão individual. Esse texto é provocante, gosto desse modo de você escrever.

    ResponderExcluir