Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 11 de setembro de 2010

Mesmices, eu odeio mesmices.

Ao acordar cedo para trabalhar na quarta-feira após o feriado, reparei no rosto de cada de ser humano que tinha um tédio, um "espírito" da mesmice enterrado em cada um deles. Bom, até aqui, acredito que não consegui transmitir a minha idéia em relação ao título do post. Caros amigos, vocês repararam que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o trabalho, com os consumos e que o sorriso no rosto de cada cidadão ao caminhar na rua, é uma coisa rara de se ver? Bom, é claro que o sistema econômico com o passar dos anos, vai levando a sociedade cada vez mais para o lado do consumo, ou seja, a se preocupar mais com os bens materiais e deixando de lado a sua saúde mental, para ter um equilíbrio e conseguir durante a sua sobrevivência.

Com um enorme avanço tecnológico, o homem não consegue ter aquele contato "físico", a relação homem x sociedade digamos que ficou muito, eu não gosto de usar essa expressão, mas tudo bem, digamos que ficou muito mecânica. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra o avanço tecnológico, até porque, é uma prova viva de que esta ocorrendo a evolução do ser humano junto aos novos meios de produção em que são disponibilizados. Será que podemos considerar que isso é um processo de alienação? Acredito que sim, mas não gostaria de ir para este caminho da analise porque eu vou acabar desviando sobre o que é para ser discutido no post de hoje.

A sociedade em que vivemos hoje (é claro que existem as suas exceções) é uma sociedade que não esta sabendo criar, não esta sabendo, ou melhor, não quero pensar para melhorar a sua qualidade de vida e não esta dando valor as coisas simples da vida. Infelizmente, no mundo de hoje, tudo é o negócio, as maiorias das pessoas hoje não querem pensar e estão comprando os pensamentos alheios, digamos que só querem problematizar e não querem solucionar. Podemos citar vários exemplos da falta de criatividade das pessoas em relação à vida pessoal, vamos começar? Abaixo eu citarei esses pequenos exemplos, vamos lá:

O ano novo: Vocês já repararam que é sempre a mesma coisa? O mesmo lugar de comemoração, os mesmos pedidos, as mesmas roupas, as mesmas promessas, enfim, já esta virando demagogia. Claro que eu adoro comemorações, só que o planejamento, o destino quem faz somos nós. Eu conheço pessoas que só pedem emprego, saúde e paz só no momento em que os foguetes estão no céu, rs. Ninguém é capaz de fazer o próprio destino hoje não é mesmo?

O dia das mães: Feliz dia das mães, mamãe querida! O que é engraçado, é que até o cara que não tem mãe só falta comprar uma na rua para presentear. Hoje em dia, as pessoas não agradam a mãe o ano inteiro e quando se aproxima a data, vão logo para os grandes shoppings e se bobear faz até empréstimo para presentear a coroa, quando na verdade a idéia não é essa. Enfim, todo ano é a mesma coisa.

O dia dos pais: É a mesma coisa, só muda os personagens. A falta de criatividade é a mesma, então não vou repetir.

Natal: Ah! É uma das datas que eu fico rindo por vários motivos. A pessoa te seca o ano todo, fala mal de você, esta a fim de pegar a sua namorada ou o seu namorado e te liga, manda um recado virtual lhe desejando mil felicidades e dizendo assim: “Deus abençoe você e a sua família." É claro que existem amigos de verdade, mas parar para pensar a hipocrisia e a falsidade existe e muito.

Dia dos namorados: É claro que é bom comemorar ao lado da pessoa que gostamos isso é óbvio! Só que também esta caindo na mesmice, é sempre o mesmo discurso, os presentes às vezes são os mesmos, os locais de comemoração, as mesmas palavras. Acabou virando uma data comum e não para reflexão entre os casais.

Política: Eu gosto, não vou negar. Só que não preciso comentar sobre isso, é sempre a mesma coisa, as mesmas e grandiosas promessas que nunca são cumpridas.

Bom, são muitos acontecimentos, muitas datas que estão tirando o ser humano do sério, é impossível colocar aqui. O mais importante é a mensagem que eu desejo transmitir e não os exemplos porque cada um pode ver no dia a dia. A rotina acaba com o ser humano, não só na sua vida pessoal como também na profissional. A falta de criatividade, a mesmice, a acomodação pode levar o ser humano a desgraça. Não é preciso ser um gênio para criar, o importante é tomar atitude e ter a imaginação para a melhoria das nossas vidas. Mudança sempre!

“A mesmice é própria dos cemitérios. Quem está vivo pode recomeçar sempre, e isso para melhor". 
- Antônio Francisco.

- Thunai Melo.
Setembro/2010.

12 comentários:

  1. Pensamos muito parecido mesmo. Odeio datas comemorativas comerciais, minha mãe até me acha "do contra", "sem amor à família", distante e frio por conta de eu considerar essas festividades uma merda. Datas religiosas então são um nojo pois odeio teocracia.

    ResponderExcluir
  2. É, meu amigo Thunai... Nunca imaginei que tivéssemos tanto em comum! Amém!

    ResponderExcluir
  3. Olha vou te dizer!!Faço minha as suas palavras..Essa porcaria de rotina só faz mal e nos empobrece interiormente.Nós somos escravos da rotina..Mas se quisermos podemos mudar isso..é só querer!!Um beijão.

    ResponderExcluir
  4. A rotina é algo a se evitar, grande é o dom daqueles que aprenderam a dribla-la e os observando eu procuro fazer o meu melhor tbm. ^^
    Suas palavras tem profundidade... Gostei.

    Conquistou um seguidor. ^^
    Se tiver um tempo, passa la no meu blog e me segue tbm se gostar do que encontrar:

    http://codignolle.blogspot.com

    Meu Twitter:

    http://twitter.com/guicodignolle

    o/

    ResponderExcluir
  5. Grande Thunai, é triste percebermos que somos meros cordeiros! Escravos de nós mesmos, das necessidades criadas pela sociedade de consumo, e absorvida por nós sem nenhuma luta, somos mesmos cordeiros, sob o pastoreio do trabalho e do consumo.

    Vamos nós rumo ao outro e contra nós

    beijo Guiga

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo, confesso que raramente leio blogs, comentar então, passo longe, rs, mas não pude deixar de expressar que gostei mto de tudo que vc escreveu. Eu, particularmente gosto um pouco da rotina, nem sempre, claro. Mas não reclamo da rotina não.

    Eu acredito que o grande problema é mesmo a acomodação, o conformismo. Muitas vezes as pessoas não estão satisfeitas com a vida que levam, e culpam a rotina, por estarem fazendo sempre a msm coisa. Se houvesse menos conformismo e mais mudanças, não haveriam tantas queixas contra rotina. Afinal, se vc faz uma coisa que te dá prazer todo dia, qual seria a graça de falar mal da rotina? rs
    E concordo com o Guilherme Freitas, somos escravos nessa sociedade capitalista e consumista em que vivemos. Mas continuo achando que a culpa não é da rotina!

    Enfim, é apenas o que eu acho, e vou parando por aki, senão escrevo um testamento!! E tenho mtos posts ainda para ler!! ;)

    Bjãooo!! ;**

    ResponderExcluir
  7. Com certeza a palvra chave é Alienação, "estamos" caminhando para uma geração, para uma época mt pior do que a qual vivemos hoje, assim eu acredito, é só reparar nas meninas e meninos de 12 à 15 anos, posso dizer pq tenho de perto cm minhas irmães esse exemplo.Cada vez mais sem criatividade,pior sem vontade de criar,entre outros,mais o foco é a criatividade a vontade d eproduzir algo... pois é isso que o nosso sistema propoe para as pessoas, sabemos disso!
    ( deixar de mão nossa criatividade,para que produzir algo, arte, musica oq quer que seja! pra que?
    vem tudo pronto é só compar?!!!)Alienados no mundo virtual, em Televisão enfim em um bando de coisas que não os fazem produzir e só consumir!!!!!É ISSO, SOMOS MEROS CONSUMIDORES QUE PARA CONSUMIREM "EMPRESTAMOS" NOSSA FORÇA DE TRABALHO, MAS SEM NEHUMA OUTRA FINALIDADE! O TRABALHO TORNA-SE ENTÃO ALIENDADO! COMO AS NOSSAS MENTES!Por isso a mesmice sempre!!!!
    É isso irmão! Concordo plenamente! Bjos......

    ResponderExcluir
  8. É tudo uma grande manipulação, as pessoas não agem por si só, e sim por um monte de coisas inventadas...
    As pessoas infelizmente precisam dessa artificialidade toda para serem felizes...
    Precisam sempre de terceiros que as façam viver bem...não conseguem, de forma geral, acrditar na própria felicidade!

    Thunai, meu amigo, adorei seu blog, vou visitar mais vezes...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Grande Thunai! otimo texto! como sempre! seu blog tá cada vez melhor...é isso aí!

    ResponderExcluir
  10. Vc tem razão no que diz. Hoje em dia as pessoas querem demonstrar seu afeto no tamanho do seu presente uma vez por ano.

    Precisamos acordar desse pesadelo, desse tédio e dessa eterna mesmice.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Cara... A Pris desse tudo ali em cima. Assino embaixo.
    Na verdade é um ciclo vicioso: a rotina acaba com a criatividade que por sua vez te deixa conformado com a mesmice, e voltamos a rotina.
    Não sei se deixar de comemorar certas datas é a melhor solução pra acabar com a rotina.

    Vi uma peça de teatro que dizia que só agradecemos a uma força maior quando alguma coisa acontece, mas nunca quando não acontece! E o exemplo que ele deu foi perfeito: acordou, foi mijar e não ardeu?! Agradeça! Não tenho que te dar parabéns só no seu aniversário entende!? Vc é uma pessoa de caráter e está de parabéns o ano inteiro por isso!

    Enfim... Comemorar uma data significa só um motivo pra dizer em voz alta algo que vc sente diariamente.

    Chega! Escrevi demais!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Um pouco das particularidades femininas, um convite a uma visita: http://mulheresinsensatas.blogspot.com/

    ResponderExcluir