Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pessimismo para sobreviver.

Tristezas, frustrações, decepções, tudo isso faz parte do nosso cotidiano, todas essas três palavras nos acompanham diariamente e em qualquer situação. 


Como vivemos em uma sociedade que nos exige a perfeição em todos os sentidos e em todos os momentos, tanto nos relacionamentos quanto nos ambientes profissionais, o melhor que podemos fazer é nos dedicarmos profundamente e mostrar para o que viemos. Porém, a melhor “tática” de sobrevivência para esse sistema que nos massacra a cada dia que passa é o pessimismo.

Pessimismo? Como assim? Pelo simples motivo de que a vida é feita de surpresas agradáveis e desagradáveis. A dedicação é importante, é claro! De nada adianta ficarmos iguais a uns parasitas e torcer para que os objetivos caiam do céu, porém, de que adianta ficarmos empolgados? Para que serve o otimismo? Prefiro a realidade e o pessimismo.


Prefiro a realidade porque ela me dá uma excelente idéia do meu atual momento e praticamente me diz até aonde eu posso ir. E o pessimismo? Bom, todas as pessoas pessimistas que eu conheço sofrem menos, ou seja, se frustram mais. Todas elas se dedicam a alguma coisa e sem esperar nada acabam conseguindo, e quando não conseguem, se consolam com uma excelente frase: “Ah! Que se foda! Fiz tudo o que foi possível, bola pra frente!”.

Todos os pessimistas não ficam de chorando pelos cantos, se achando a pior das pessoas e não se iludem por qualquer coisa, ou seja, por migalhas. Eles não têm frustrações e nem ficam com dor de cotovelo simplesmente porque são realistas e se dedicam sem esperar nada deste mundo. Quando o pessimista fracassa em algo, o mesmo se levanta, não porque este acostumado a perder, mas por que esta acostumado com as dificuldades e sentiu poucas vezes o valor da vitória. Por isso então a dedicação em seus objetivos é maior? Isso é fato!

Peço desculpas pela minha ausência, fiquei um mês fora devido a algumas atividades acadêmicas e pedagógicas. Para finalizar, analisem o pessimismo, é bom aderir um pouco à idéia. Muito melhor do que dizer a enjoada frase: “Puxa, não esperava por isso!”.

“O pessimismo torna os homens cautelosos, enquanto, o otimismo torna os homens imprudentes.”
- Confúcio.

- Thunai Melo.
Novembro/2010.

7 comentários:

  1. Caraca Thunai!!Esse pensamento se encaixa direitinho com ........ Ele é pessimista e cauteloso demais ...Pelo menos com a família e com o trabalho..Mas sabe as vezes eu queria que ele fosse um pouquinho imprudente ou fisesse umas loucuras de vez em quando..Porque o pessimista está sempre preocupado em melhorar, olhando o futuro...e acaba esquecendo de viver o presente..E isso acaba afastando dele mesmo a família, os amigos e até mesmo os amigos do trabalho.....Na vida é bom agente ter um pouquinho de tudo..sem excesso..Um beijão amigo..

    ResponderExcluir
  2. Oi Thunai,

    Desculpe não ter respondido antes meu orkut estava todo desfigurado, e só agora meu computador voltou ao normal. Agradeço por ter me avisado.
    Realmente estava á espera de uma nova postagem no seu blog,li e achei interessante a sua colocação a respeito do "PESSIMISMO"!Parabéns pelo tema escolhido!!!
    A minha opinião é:
    O pessimismo é uma forma de encarar a vida em baixo -astral ou seja nada está bom, as pessoas são sempre as piores, nada da certo,eu não consigo, etc....Agora ser realista é outra coisa bem diferente vc encara as coisas com mais consciência a respeito dos fatos que acontecem em nossas vidas! O realista encara de uma maneira mais nua e crua sabe distinguir as coisas positivas e negativas! e isso não é ser pessimista, ele consegue ver as coisas com mais exatidão e precisão e isso é muito bom!!!
    Querer ser pessimista só para sofrer menos, ver as coisas negras pq assim facilita que as dores fiquem menores.Não está acustumado a ter vitórias e conquistas.Encarar a vida dessa forma é mais "comôda"!Aceita as coisas como são, é conformista não faz nada para mudar, não tem ambição! "Já que perdi mesmo e daí? Amanhã é outro dia"
    Vai levar a vida usando esse lema? Se consolando sempre desse jeito?Será que vale a pena camuflar os nossos sentimentos desse jeito?
    O pessimista não se ilude nunca, ora, ele sempre tem uma visão negativa das coisas o que vier pra ele é lucro!
    A gente se frusta mesmo na vida sempre, e sempre iremos dizer a mesma frase"Puxa não esperava por isso"!!!Não é por ser otimista que não irei falar isso!
    "Ser otimista demais não é bom, mas é muito bom ser otimista"

    Continua postando novos temas para seu blog, suas ideias são muito interessantes e gosto muito!!!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS THUNAI, ADOREI AS SUAS IDEIAS!!!

    ResponderExcluir
  4. Pessimismo? É comigo mesmo!
    Enquanto tem uns loucos por aí que ficam me dizendo para ser mais otimista, porque a vida é bláblá blá.
    Eu continuo com meu pensamento: Se eu esperar tudo de ruim para contecer, o que viver de bom para mim será lucro, e assim me livrarei, em tese, das "surpresas" ruins que a vida sempre traz!

    Pessimismo não mata ninguém!

    Ps: Meu Blog está atualizado...

    ResponderExcluir
  5. Hum...Pensando pelo seu lado..rsrs... Sou otimista pra C.... será que é por isso que me decepciono tanto? Vou rever meus conceitos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Thunai,

    Eu sou um tanto pessimista, justamente por não nutrir esperanças sofro menos, assim como tenho menos frustrações. Por vezes penso que não existe mesmo solução para certas coisas em minha vida, mas creio que em compensação outras coisas darão muito certo pois não podemos ter tudo que queremos sempre.

    Abraço.

    ResponderExcluir